Produtores de cachaça e Secretário de Agricultura e Abastecimento de Areia participam de reunião na SEDAP

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Irisvaldo Nascimento, participou de mais uma reunião para tratar de parcerias para os produtores de cachaça do município de Areia, visando criar oportunidades e um ambiente de melhor assessoria técnica, fortalecendo as cadeias produtivas locais. O momento ocorreu na Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) da Paraíba.

Na oportunidade, Irisvaldo, junto de alguns produtores de cachaça de Areia, que fazem parte da Associação Produtora de Cachaça de Areia (APCA), participaram de uma conversa com o Secretário da Sedap, Efraim Morais, e com o Deputado Federal, Efraim Morais Filho, para falar sobre a consolidação da cachaça produzida em Areia, como também discutir a possibilidade dos produtores de cachaça de nosso município, da microrregião do Brejo paraibano, sejam incluídos no AgroNordeste, já que, na Paraíba, apenas uma única região, que a do Cariri da caprinovinocultura, foi inserida nesse importante programa. “Fomos em busca de apoio para que os produtores de cachaça de Areia e da microrregião do Brejo paraibano sejam inseridos nesse programa AgroNordeste, para que possamos fortalecer o empreendedorismo de nossa região, como também agregação de valor, e geração de renda”, disse o Secretário de Agricultura, Irisvaldo.

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região, o programa AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que comercializam parte de uma produção e que anseiam expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem, levando conhecimento e tecnologia. “Levamos ao conhecimento do Secretário da Sedap, e do Deputado Federal, Efraim Filho, a importância que Areia tem na produção de cachaça. Aproveitamos a oportunidade e pedimos apoio aos nossos representantes Estadual e Federal, nas pessoas do Deputado Estadual, Eduardo Carneiro, e do Deputado Federal, Efraim Morais Filho, para que os mesmos fossem lá em Brasília tratar sobre o zoneamento da cana-de-açúcar”, disse.

Fortalecendo essa reunião, foram apresentados dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que indicam que Areia/PB é a quarta cidade brasileira em número de estabelecimentos produtores de cachaça registradas pelo Mapa. Ainda de acordo com dados do Anuário da Cachaça, em um levantamento realizado até dezembro do ano passado, Areia tem sete estabelecimentos produtores de cachaça registrados no Mapa, sendo destaque no material, aparecendo entre as dez localidades importantes para o cenário nacional na produção de cachaça.

Para o representante da Cachaça Cristal de Areia, o momento foi bastante positivo no sentido do fortalecimento de parceiras para as cadeias produtivas locais. “Essa reunião foi importante para mostrarmos a importância da cachaça em nossa região, o potencial que Areia tem na produção de cachaça e que hoje estão organizadas nessa Associação. Essa união de forças da Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria de Estado, o apoio do Deputado Estadual e do Federal, poderá trazer benefícios para trabalharmos nossa capacidade produtiva e tornar os produtores mais competitivos com futuros investimentos”, disse o Sr. Joaquim da Cachaça Cristal de Areia.

Em outro momento, Irisvaldo, junto de alguns produtores que fazem parte da Associação Produtora de Cachaça de Areia (APCA), também tinham participado de uma reunião no Gabinete do Deputado Estadual, Eduardo Carneiro, na Assembleia Legislativa da Paraíba “Casa de Epitácio Pessoa”, para tratar sobre a mesma pauta envolvendo o programa AgroNordeste. “Acredito que seja importante buscarmos parceiras para visarmos o zoneamento da cultura da cana de açúcar, em nossa região, pois isso irá abrir portas para financiamentos e investimentos na área, como também, unirmos forças para conseguirmos inserir o brejo paraibano no AgroNordeste, que irá trazer vários benefícios, como investimentos e capacitações para a região em um todo”, finalizou Irisvaldo.

Além do Secretário de Agricultura de Areia, Irisvaldo Nascimento, também participaram da reunião o Secretário de Agricultura e Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Morais; o Deputado Federal, Efraim Morais Filho; o Presidente da Associação Produtora de Cachaça de Areia (APCA), e também representando a Cachaça Triunfo, Thiago Baracho; o representante da Cachaça Cristal, Sr. Joaquim; o representante da Cachaça Princesa do Brejo, Fernando Guilherme e o seu filho André Perazzo; e o representante da Cachaça Vitória, Sr. Aurílio.

Fonte: SAAB