Secretaria de Educação de Areia em parceria com o Ministério Público da Paraíba realizam curso de Mediação de Conflitos.

Secretaria de Educação de Areia em parceria com o Ministério Público da Paraíba promoveram um curso de Mediação de Conflitos que contou com a participação de diversos professores da rede municipal de ensino, além de servidores das secretarias de Saúde, Ação Social, bem como representantes de várias instituições da sociedade civil organizada.

O objetivo do curso é capacitar pessoas para que atuem como facilitadores em círculos de diálogo buscando resolver eventuais conflitos que ocorram, especialmente, no ambiente escolar.

Joseane Azevedo, que é Professora e Advogada falou aos presentes, sobre a importância de se disseminar a Cultura de Paz a partir do ambiente escolar, abrangendo também outros setores, por isso a importância da participação não só dos professores, mas de todos que fazem parte da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

A Promotora Ana Raquel Beltrão, representante do Ministério Público da Paraíba asseverou que a escola deve ser um espaço democrático e do dialogo, baseando-se em valores como: compaixão, respeito, cooperação, solidariedade e escuta dos diversos atores, de modo a fazer com que as soluções dos conflitos venham através do dialogo, fazendo com que os jovens aprendam a conviver com as dificuldades habituais do dia a dia, superando as suas frustrações e melhorando a convivência escolar entre professores e alunos.

Segundo Sandra Medeiros, Secretária de Educação do Município de Areia, a parceria com o Ministério Publico da Paraíba, que resultou na realização desse curso, foi de grande importância, pois leva todos a refletir sobre a violência nas escolas, como também a refletir sobre a relações interpessoais entre os diversos agentes envolvidos na educação com os demais membros da rede de proteção dos direitos das crianças e adolescentes.