Secretarias de Agricultura e Assistência Social participam da reunião do CMDRS

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente participou de mais uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) para debater assuntos relacionados aos agricultores e produtores de Areia. O evento ocorreu no auditório da Empaer em Areia.

A reunião também contou com a presença de uma equipe da Secretaria de Assistência Social, que abordou sobre o tema “A Violência Contra a Mulher”. Durante sua explanação, foram elencados pontos acerca sobre a violência doméstica, que é um assunto que está em alta hoje. Falaram também um pouco sobre como tratar esse assunto, onde procurar ajuda aqui no município de Areia, que tem pessoas que podem ajudar, como também, esclarecer possíveis dúvidas.

O Gerente Regional da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Sr. Marcílio Maurício, falou da mudança na fusão que ocorreu das atuais Emater, Interpa e Emepa, surgindo a Empaer. Falou da dificuldade de alguns tramites burocráticos acerca do CNPJ da empresa, mas que está sendo providenciado pelo Governo do Estado. Também tratou sobre o PNAE, dizendo que todos os projetos que já haviam sido elaborados foram descartados, por uma decisão equivocada da 3ª Região de Ensino, situada em Campina Grande, e que esses projetos terão que ser refeitos até o dia 22 de Março do corrente ano.

O Presidente do CMDRS, Sr. Sebastião Tantão, fez a leitura de dois nomes para aprovação de DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que foram aprovados por todos os presentes, e lembrou-se do Dia do Agricultor, que ocorrerá em Julho. Falou também que, com a união de todos, esse evento será belíssimo.

Por sua vez, o Gerente do PRONAF do Banco Nordeste (Agência de Alagoa Grande), Sr. Sandoval, falou dos recursos que o banco financiou no município Areia, que chegaram a quase 1 milhão 800 mil com Agroamigo, que é um Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste, e se aproximou em um total de quase 3 milhões de reais, com outros financiamentos, apenas no município de Areia.

Sandoval também falou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), discutindo pontos de que não é o banco que está exigindo esse documento, pois o CAR foi criado por meio de uma Lei Federal nº 12.651/2012, e todas as agências bancárias são obrigados a exigir o CAR, pois, como foi criada a partir de uma lei, trata-se de um instrumento obrigatório para qualquer financiamento. Sadoval também falou que o CAR não será mais prorrogado. Porém, o Programa de Regularização Ambiental (PRA) será prorrogado até o ano de 2020.

O Secretário de Agricultura, Irisvaldo Nascimento, agradeceu a presença da equipe da Assistência Social, ressaltando a importância de se debater sobre o tema, pois, dentro do CMDRS tem várias associações que tem à frente uma mulher como presidente, e que esse é um tema delicado, além de ser muito importante, e que precisa ser discutido. Também falou da parceira entre a Prefeitura, o CMDRS e a Empaer.

Irisvaldo também destacou a presença de Sandoval, do Banco do Nordeste, que é muito importante para o município de Areia e que, além de investir recursos, também está fomentando novas ideias. “Como nosso município foi incluído como parte do semiárido, o agricultor pode fazer uma linha de financiamento, que existe no Banco do Nordeste, pois, antes Areia não tinha direito, e hoje passou a ter. Dessa forma, pode-se investir na melhoria da estrutura hídrica, aquisição de caixa d’água, perfuração de poços artesianos, equipamentos para irrigação, além de outras estruturas que podem trazer benefícios para os agricultores e produtores de nosso município”, disse.

O Secretário de Agricultura também falou das chuvas, que chegaram à região, sobre o trabalho com o carro-pipa, que está atendendo cisternas comunitárias, que não possuam bicas, como exemplo as do Distrito de Mata Limpa, e também escolas, creches e posto de saúde. Também falou sobre o corte de terras, que o planejamento é aumentar o número de agricultores que a secretaria atendeu em 2018. “Quanto ao Programa Corte de Terra, queremos dobrar o número de agricultores que atendemos no ano passado. Nesses últimos dias, intensificamos nossos trabalhos, até nos dias de Carnaval, apenas parando na terça-feira, que é o verdadeiro feriado. E, para promovermos e festejarmos todas as nossas ações junto aos agricultores, esperamos fazer uma bela festa do Dia do Agricultor, pois, ano passado, a comunidade de Mundo Novo abraçou essa festa, e queremos fazer melhor ainda nesse ano de 2019”, finalizou Irisvaldo.

Além de Irisvaldo, também participaram da reunião a Coordenadora da Brinquedoteca, Maria Aparecida, a Coordenadora do CRAS, Karol, a Coordenadora do CREAS, Germana Brito, o Advogado do CREAS, Dr. Andson Santos, o Gerente do PRONAF do Banco do Nordeste, Sr. Sandoval, o Gerente Regional da Empaer de Areia, Técnico Marcílio Maurício, Presidente do CMDRS, Sr. Sebastião Tantão, os Engenheiros Agrônomos Júnior e Antônio Honório (realizam serviços de Cadastramento Ambiental rural), além de representantes das associações rurais e seus presidentes.

Fonte: SAAMA