A Prefeitura Municipal de Areia, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com CMDCA realiza o 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef.

Como parte das atividades do Selo Unicef, a realização do 1º Fórum é obrigatório para a continuidade do município no programa. O Fórum Comunitário é um momento de tomada de decisão coletiva e acompanhamento das ações e indicadores do Selo e espaço de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência. Além de importante espaço de participação social.

O Fórum Comunitário é uma potente ferramenta de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos – e, nesse sentido, a experiência prática de participação e decisão sobre as prioridades públicas do seu município vivenciada nos Fóruns é fundamental. O fórum objetiva:

Analisar as condições de vida da infância e da adolescência e identificação das políticas públicas e oferta de serviços;

Planejar ações para garantia dos direitos de crianças e adolescentes e pela redução das desigualdades;

Monitorar e avaliar, de forma participativa, os resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos de até 18 anos incompletos.