Areia mais uma vez é destaque positivo na imprensa estadual

Confira a matéria publicada no site PB Debate nesta quinta-feira 09, destacando o trabalho de conscientização realizado pela equipe do Programa Bolsa Família do município de Areia.

Cidade da Paraíba recebe desligamentos voluntários do Bolsa Família

Imagem. João, um dos voluntários / divulgação

Beneficiários do programa do Governo Federal, Bolsa Família, estão se desligando voluntariamente na cidade de Areia, no Brejo da Paraíba. A prefeitura do município inciou uma conscientização sobre a importância de se desligar do programa ao ultrapassar o teto da remuneração exigida. O empenho é para conseguir mais vagas diante dos novos usuários e já mostra resultados.

De acordo com a coordenação do programa em Areia, sete pessoas fizeram o desligamento voluntário do programa no últimos dias. Entre esses, estavam João Batista de Oliveira e Maria das Dores, que se desligaram esta semana.

“Fazemos mensalmente um relatório com a quantidade de cadastros atualizados, bloqueados, entre outros detalhes. Nesses relatórios também inserimos o número de famílias que se apresentaram para o desligamento voluntário do Programa”, explicou a Gestora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Areia, Cleidianny Azevedo.

Ela informou que o trabalho é na conscientização e no conhecimento das regras do programa por parte dos usuários. Para que as famílias entendam que, por regra do programa, ela pode ou não participar do mesmo. A prefeitura sempre está capacitando agentes de saúde e de assistência social para o contato direto com os moradores.

Para estimular quem se desligou a orientar quem ainda não o fez, a prefeitura criou um certificado de entrega do programa desde janeiro deste ano. A conscientização da população já é feita desde fevereiro de 2017. A ideia, segundo a gestora, é levar as duas ações adiante por tempo indeterminado.

Imagem: voluntários como Maria ganham certificado / divulgação

Areia – Atualmente, a cidade de Areia possui 3.397 beneficiários do programa Bolsa Família, segundo o informe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), atualizado em julho de 2018. O município possui 23.829 habitantes e cerca de 34% da população é beneficiária do programa. O valor médio que cada família recebe é de R$164.

A cobertura do programa é de 106,59% em relação à estimativa de famílias pobres no município, cálculo com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Areia já alcançou a meta de atendimento do programa.

“O programa está em atualização constante. Todo mês novas famílias são contempladas e outras saem do programa por diversos motivos. Os mais comuns são desligamento voluntário, cancelamento ou bloqueio por descumprimento de condicionalidades, averiguação, falta de atualização, entre outros”, concluiu.

Valdívia Costa/PB Debate