Confira a matéria publicada no site PB Debate nesta quinta-feira 09, destacando o trabalho de conscientização realizado pela equipe do Programa Bolsa Família do município de Areia.
Cidade da Paraíba recebe desligamentos voluntários do Bolsa Família

Beneficiários do programa do Governo Federal, Bolsa Família, estão se desligando voluntariamente na cidade de Areia, no Brejo da Paraíba. A prefeitura do município inciou uma conscientização sobre a importância de se desligar do programa ao ultrapassar o teto da remuneração exigida. O empenho é para conseguir mais vagas diante dos novos usuários e já mostra resultados.
De acordo com a coordenação do programa em Areia, sete pessoas fizeram o desligamento voluntário do programa no últimos dias. Entre esses, estavam João Batista de Oliveira e Maria das Dores, que se desligaram esta semana.
“Fazemos mensalmente um relatório com a quantidade de cadastros atualizados, bloqueados, entre outros detalhes. Nesses relatórios também inserimos o número de famílias que se apresentaram para o desligamento voluntário do Programa”, explicou a Gestora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Areia, Cleidianny Azevedo.
Ela informou que o trabalho é na conscientização e no conhecimento das regras do programa por parte dos usuários. Para que as famílias entendam que, por regra do programa, ela pode ou não participar do mesmo. A prefeitura sempre está capacitando agentes de saúde e de assistência social para o contato direto com os moradores.
Para estimular quem se desligou a orientar quem ainda não o fez, a prefeitura criou um certificado de entrega do programa desde janeiro deste ano. A conscientização da população já é feita desde fevereiro de 2017. A ideia, segundo a gestora, é levar as duas ações adiante por tempo indeterminado.

Areia – Atualmente, a cidade de Areia possui 3.397 beneficiários do programa Bolsa Família, segundo o informe do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), atualizado em julho de 2018. O município possui 23.829 habitantes e cerca de 34% da população é beneficiária do programa. O valor médio que cada família recebe é de R$164.
A cobertura do programa é de 106,59% em relação à estimativa de famílias pobres no município, cálculo com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Areia já alcançou a meta de atendimento do programa.
“O programa está em atualização constante. Todo mês novas famílias são contempladas e outras saem do programa por diversos motivos. Os mais comuns são desligamento voluntário, cancelamento ou bloqueio por descumprimento de condicionalidades, averiguação, falta de atualização, entre outros”, concluiu.
Valdívia Costa/PB Debate