Dia de Campo em Areia visa expandir cultivo de variedades de Cana-de-açúcar

Reunião no Centro de Ciências Agrárias – CCA/UFPB – Campus II.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente participou de uma reunião na última quarta feira, 13, para o planejamento do Dia de Campo. Esse evento tem o objetivo de expandir o cultivo de variedades da cultura da cana-de-açúcar e criar oportunidades para mostrar o que vem sendo desenvolvido no município de Areia. A reunião ocorreu no Centro de Ciências Agrárias – CCA/UFPB – Campus II.

Durante o momento, foram discutidos pontos sobre o fomento ao cultivo de cana-de-açúcar, bem como criar estratégias para incentivar a expansão da área cultivada com a cultura, buscando proporcionar mais uma possível fonte de renda para os agricultores. “Nosso objetivo, com o Dia de Campo, é mostrar o que está sendo desenvolvido no campo de Areia com a cultura da cana-de-açúcar, qual o melhor tipo de solo para determinada cultura, qual a adubação correta, quais os genótipos diferenciados, dentre outros incentivos. Estamos montando todo um trabalho em cima da cultura da cana-de-açúcar para que possamos divulgar e mostrar não só para os agricultores do município de Areia, mais para o Brejo da Paraíba como um todo”, disse o Secretário de Agricultura de Areia, Irisvaldo Nascimento.

Ainda segundo Irisvaldo, esse foi o segundo encontro que foi realizado para o planejamento do Dia de Campo para a cultura da cana-de-açúcar. O evento tem data prevista para o dia 25 de Abril. “Estamos buscando parcerias para realização desse evento. Já fizemos contato com a Associação de Plantadores de Cana da Paraíba (ASPLAN), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Empaer (união da Emater, Emepa e o Interpa), produtores de cachaça daqui de Areia, dentre outros parceiros. Vamos incentivar nossos agricultores e pretensos plantadores de cana-de-açúcar daqui de Areia e dos municípios circunvizinhos sobre o manejo dessa e de outras culturas”, finalizou.

Além do Secretário de Agricultura de Areia, Irisvaldo Nascimento, estiveram presentes na reunião o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB), Professor Manuel Bandeira, o Coordenador do Curso de Agronomia/CCA, Professor Bruno Dias, o Assessor de Extensão, Professor Fábio Mielezrski, o Presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Agronomia, Isaías, e representantes de uma empresa formada dentro da Universidade com foco na cultura da cana-de-açúcar.

Fonte: SAAMA