Prefeitura de Areia cria PROCON municipal

Nesse mês de dezembro, o Prefeito Constitucional do Município de Areia recebeu a visita da Dr. Késsia Liliane, Superintendente do Procon do Estado da Paraíba, que veio ao município brejeiro, acompanhada de uma equipe do Procon Estadual, para instalação e criação do Procon municipal de Areia.

Segundo a Dr. Késsia Liliane, aquele era um momento prazeroso para todos que fazem o Procon Estadual, pois se tratava da criação do 8º Procon municipal no estado da Paraíba. Ainda segundo ela, naquele momento o município de Areia ganhava um importante instrumento de defesa do consumidor e passará a fazer parte também do Sistema Nacional de defesa do consumidor, através do SINDEC, possibilitando que a administração municipal faça parte da rede nacional de proteção ao consumidor e possa desenvolver politicas publicas voltadas para esse segmento.

Dr. Késsia informou que o Procon do município atenderá também as demais cidades da região e será coordenador pela Professora Roseli Meireles Jung. A Professora Roseli já atua na defesa do consumidor e colocará a disposição de Areia e região a sua larga experiência em busca de uma excelência nos serviços prestados.

A Professora Roseli Meireles Jung parabenizou o empenho do Prefeito João Francisco e do Procurador do Município o Dr. Gustavo Moreira pela criação do Procom municipal. Ela ainda asseverou, que é um grande prazer estar iniciando esse serviço de defesa do consumidor, que atenderá não só Areia, mas toda uma região, defendendo justamente o lado mais frágil na relação consumerista.

O pensamento comum entre a Dr. Késsia; o Prefeito João Franciscos e todos que fazem o Procon do município de Areia é de que o objetivo primordial do órgão recém criado não é multar, aplicando penalidade ao fornecedores, e sim educar, não só os fornecedores, mas também os consumidores, assegurando-lhes os seus direitos.

O Procon do município de Areia vem a somar com o Poder Judiciário fazendo com que os conflitos de natureza de consumo, possam ser resolvidos de forma administrativa, garantindo uma celeridade na resolução desses conflitos.

Segundo o Prefeito João Francisco, o Procon municipal de Areia é mais uma ação da sua administração em defesa dos mais necessitado. O gestor reforçou que o Procon de Areia surge, não como uma indústria de multas, mas com o intuito de proteger, ordenar e zelar pelo direitos das pessoas. O prefeito afirmou que o convenio firmado com o Procon PB garantirá que o Procon Areia, atenda também aos municípios vizinhos. Ele também fez questão de agradecer a Câmara de Vereadores pela aprovação do Projeto de criação do Procon municipal.

Em Areia o Procon municipal funcionará no Casarão José Rufino, localizado no centro da cidade e a previsão é que inicie o atendimento ao público a partir da segunda semana de Janeiro.