Prefeitura de Areia realiza capacitação com equipe do Programa Criança Feliz

Reunião com integrantes do Programa Criança Feliz/Areia PB

A Prefeitura Municipal de Areia, através da SEMAS, realizou uma capacitação para a equipe do Programa Criança Feliz. O município de Areia a partir de fevereiro de 2019 dobrará o numero de famílias atendidas.

Com a excelência da execução do programa em 2018, o município de Areia foi contemplado pelo governo federal com uma dobra de meta e com isso, mais 5 visitadores serão contratados e passarão a fazer parte da equipe. atualmente o Programa conta com 150 usuários atendidos e devido ao exito alcançado em 2018, passará para 300 usuários atendidos ao mês em 2019.

Além da equipe do PCF de Areia, participaram da Capacitação: a Coordenadora da Atenção básica da saúde, Tatianne Eli, a Coordenadora do NASF, a Coordenadora do CAPS, Pedro Junior representando o Conselho Tutelar, a Assistente Social do CRAS e o Psicólogo do CREAS.

Dentro do ciclo de capacitação oferecido pela Secretaria de Assistência Social aos integrantes do Programa Criança Feliz do município de Areia, teve inicio os estudos sobre a Metodologia CDC. O presente Manual foi elaborado pela UNICEF em parceria com a Organização Mundial de Saúde

O manual foi desenvolvido por Patrice Engle e Jane E. Lucas e apresenta o conteúdo e as atividades que são desenvolvidas durante o processo de capacitação. A metodologia da proposta pode ser resumida por palavras- chave, que estão intimamente relacionadas: estimular, estabelecer vínculo, comunicar e brincar.

Cabe aos pais estimular as crianças, a estimulação se dá na forma de comunicação e brincadeiras. A estimulação adequada às diferentes idades facilita o fortalecimento de vínculos de afeto, que, por sua vez, cria uma intimidade, confiança e segurança que ajuda a criança a progredir no seu desenvolvimento.

Concluído o processo de capacitação, a Secretária de Assistência Social Areia, Neta Gabi, realizou uma reunião com todos os integrantes do Programa Criança Feliz em Areia, com o intuito de planejar as atividades a serem executadas nesse primeiro semestre, pois nesse ano de 2019 o programa dobrará o seu publico alvo, atendendo 300 famílias entre gestantes e crianças  de 0 a 3 anos, com visitas semanais e mensais.