Secretaria de Cultura de Areia realiza entrega de Carteira de Identificação Nacional a artesãos

A Secretaria de Cultura do município de Areia entregou no ultimo sábado 14, carteira de identificação a 11 artesãos do município de Areia. A entrega aconteceu no Espaço das Artes e beneficiou artesãos que espoem e comercializam seus produtos naquele espaço.

Segundo Gerson Paulino, Secretário de Cultura de Areia os artesãos do município se deslocaram ate o município de Guarabira e lá a Curadoria Artesão, vinda de Brasília, atestou o trabalho artesanal de cada um deles.

A carteira Nacional do Artesão tem como objetivos principais: A participação dos artesãos em feiras nacionais; A busca de incentivos fiscais, dependendo da politica de incentivos fiscais desenvolvidas em cada Estado da Federação e ate do Governo Federal e a participação dos artesãos em cursos, seminários e palestras voltados ao segmento, ofertados pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, ou de órgão como os pertencentes ao sistema S, como exemplo o SEBRAE.

O Secretário fez um agradecimento especial ao escritório do SEBRAE em Guarabira, que em parceria com a prefeitura municipal de Areia, através da Secretaria de Cultura realizaram o cadastro que possibilitou a entrega das carteiras aos artesãos.

Para o ano de 2020 já existe o comprometimento de que sendo formada uma nova turma, novas carteiras serão confeccionadas, inclusive com a presença da Curadoria do Artesão vindo de Brasília para Areia com o intuito de atestar a autenticidade da pratica do oficio de artesão aos novos beneficiários.

A Secretaria de Cultura de Areia se compromete com os artesãos, de que não medirá esforços para trazer para Areia, cursos de capacitação, seja com o sistema S, ou com outros órgãos, com o intuito de qualificar ainda mais os artesãos do município de Areia.