Secretário de Agricultura de Areia e membros da ADESMAF realizam visita técnica em Alagoa Grande

Visando fortalecer mais uma alternativa econômica para os agricultores familiares do município de Areia, o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Irisvaldo Nascimento, e membros da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas (ADESMAF) realizaram uma visita técnica, ao município de Alagoa Grande, para discutirem sobre a cultura da pimenta que está crescendo na agricultura por suas vantagens econômicas em sua produção.

Sendo recebidos pelo Secretário de Agricultura de Alagoa Grande, Paulo Luiz dos Santos (Paulo da Emater), que tem um amplo conhecimento sobre o cultivo desta cultura, na oportunidade foram apresentados resultados de estudos envolvendo os diversos tipos de pimentas que podem ser plantadas em pequenas áreas, como também as pimentas que podem ser recomendadas para o plantio pelos agricultores familiares. “É sempre importante procurarmos estruturas que busquem servir de modelo para os agricultores que desejarem trabalhar com várias culturas, em especial, como a do Capsicum”, disse o Secretário de Agricultura de Areia, Irisvaldo Nascimento.

Durante a visita, Paulo da Emater apresentou uma pequena produção de mudas que foram cultivadas e desenvolvidas com base em tecnologias e estudos que envolvem essa cultura. “Essa visita foi de fundamental importância para nossa associação, em especial, para os associados que têm interesse no cultivo de Capsicun, pois, como ela é uma cultura bastante conhecida, cultivável, comestível, utilizada em conservas, molhos, entre outras na culinária, também conhecemos possibilidades de como ela pode ser rentável, podendo dar mais visibilidade econômica aos produtores da referida associação”, disse um dos membros da ADESMAF, Maria das Dores (Moça).

Para Vanda, que também participa da associação, a visita foi um grande aprendizado e troca de experiências. “Foi uma experiência muito grande termos a oportunidade de conhecermos os vários tipos de pimentas, a forma como pode ser cultivada, e os benefícios que ela tem. Depois dessa visita, queremos trazer, para o município de Areia, o cultivo de pimentas”, disse. Já Lourdes, membro da ADESMAF, ficou surpreendida com os resultados apresentados durante a visita técnica. “É sempre bom adquirirmos um conhecimento novo, pois, além de termos visto os benefícios que a pimenta pode trazer para nossa vida, podemos cultivá-la em pequenas espaços, não requerendo muitos tratos culturais”.

Para Dona Cely, que também é membro da ADESMAF, a cultura da pimenta tem grandes benefícios e grandes vantagens. “Depois de termos visto as orientações de Sr. Paulo, temos certeza que dará certo trabalharmos essa cultura que será mais uma nova cultura para o município de Areia, pois, além de ser uma planta ornamental, a pimenta pode ser comestível e medicinal”.

Irisvaldo ainda falou das vantagens econômicas que podem ser apresentadas a partir da produção de pimenta. “Após essa visita, Paulo da Emater irá nos visitar aqui em Areia, lá na comunidade dos Macacos, para trazer algumas informações e orientações para quem deseja iniciar o cultivo de pimenta, desde os benefícios que a pimenta traz à saúde, manuseio na condução do plantio da cultura da pimenta, e como ela pode agregar valor através de molhos, geleias, conservas, dentre outros. A comunidade tem muito a ganhar com o início desse cultivo da pimenta”, finalizou.

Fonte: SAAB/ ADESMAF

Fotos: Redes Sociais

COMPARTILHAR