Início Casarão José Rufino, Casa Rural Portuguesa de Sobrado é reaberta a visitação do publico

Secretaria da Cultura e TurismoSecretaria de Turismo

A reabertura de um espaço de memória, edificado em bases científicas e considerando a história de um dos municípios mais importantes do Brasil, causou surpresa, emoção e admiração em todos que ali se fizeram presentes. É inevitável lembrar do centro histórico de Areia e não se alumbrar com o “Casarão”. É impossível contar a história […]

28/05/2024 14h22 Atualizado há 1 mês atrás

É inevitável lembrar do centro histórico de Areia e não se alumbrar com o “Casarão”. É impossível contar a história deste município sem citar a importância que esta casa rural portuguesa exerceu no desenho arquitetônico do centro da cidade.

Hoje este espaço revitalizado é enobrecido por uma fantástica expografia que conta o percurso existencial deste patrimônio. Ao ser entregue e confiado ao povo areiense, resguarda a veracidade dos fatos que por muito tempo foram contados sem o devido lastro científico.

Um trabalho estruturado por várias mãos: arqueólogos, pesquisadores do IPHAN, Governo do Estado da Paraíba* e Prefeitura Municipal de Areia.

Este momento de reabertura representa o fortalecimento de vínculos entre instituições que, de fato, encaram a gigantesca responsabilidade para com a preservação do patrimônio material de Areia.

Areia vivendo, historicamente, um novo tempo!