Início Ação de fiscalização do S.I.M e Vigilância Sanitária garantem a qualidade dos produtos comercializados na feira livre de Areia

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) vem atuando em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, realizando inspeções e fiscalizações sanitárias, averiguações de denúncias e ações educativas repassando cuidados básicos e orientações sobre boas práticas de manipulação e de acondicionamento adequado de alimentos em estabelecimentos e serviços de alimentação, visando prevenir, reduzir e eliminar riscos à […]

15/12/2022 10h40 Atualizado há 1 ano atrás

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) vem atuando em ação conjunta com a Vigilância Sanitária, realizando inspeções e fiscalizações sanitárias, averiguações de denúncias e ações educativas repassando cuidados básicos e orientações sobre boas práticas de manipulação e de acondicionamento adequado de alimentos em estabelecimentos e serviços de alimentação, visando prevenir, reduzir e eliminar riscos à saúde pública dos consumidores areienses.

No S.I.M. o Médico Veterinário Junior Teixeira é responsável por realizar as inspeções sanitárias dos produtos de origens animal (carnes in natura, peixes, crustáceos, mortadela, apresuntado, linguiças, presuntos, queijos, leite, mel e ovos) comercializados na Feira Livre e nos estabelecimentos, para coibir que os consumidores sejam acometidos por Doenças Transmissíveis por Alimentos (DTA’s) e por zoonoses como Teníase/Cisticercose, Tuberculose, Brucelose, Leptospirose, Erisipela, Sarcocistose, Salmoneloses, dentre outras.

O S.I.M. de Areia atua juntamente com os Fiscais da Vigilância Sanitária de Areia: Ulisses Dornelas, Alex Serafim e Edivaldo Medeiros, em um trabalho conjunto de Saúde Preventiva, realizando respectivamente a averiguação de denúncias e inspeções e fiscalizações sanitárias, na Feira Livre (nas quintas, sextas e sábados) e nos estabelecimentos e serviços de alimentação.

O S.I.M. também é responsável por fiscalizar a chegada e a recepção das carnes in natura que chegam ao Mercado Público e nos frigoríficos de Areia, que devem chegar acompanhadas de Atestados Sanitários de Inspeção, os quais são assinados e carimbados pelos Médicos Veterinários dos Matadouros credenciados, para coibir a entrada de carne de abate clandestino para evitar que se ponha em risco a saúde pública, já que estas não passam por inspeção sanitária ante e post mortem para avaliar a presença de doenças.

Desde quando começou a funcionar, o S.I.M de Areia juntamente com a Vigilância Sanitária já realizou a apreensão de mais de 40kg de pescados estragados, 16kg de carnes estragadas, 22kg de mortadelas estragadas, além de diversos quilos de outros produtos como queijos, presuntos, apresuntado e ovos estragados.

AREIA UM NOVO TEMPO