Início Areia comemora em grande estilo a passagem dos seus 176 anos de Emancipação Política.

Diretoria de EsportesSecretaria da Cultura e TurismoSecretaria de Turismo

Lives Culturais, Shows em praça publica e eventos esportivos marcaram as comemorações dos 176 anos de Emancipação política de Areia.   As comemorações dos 176 anos de Areia tiveram inicio com uma serie de Lives Culturais, que aconteceram de 9 a 12 de maio, realizadas pela Secretaria de Cultura de Areia (SECULT), sendo resultado da […]

23/05/2022 9h41 Atualizado há 1 ano atrás

As comemorações dos 176 anos de Areia tiveram inicio com uma serie de Lives Culturais, que aconteceram de 9 a 12 de maio, realizadas pela Secretaria de Cultura de Areia (SECULT), sendo resultado da contrapartida dos ativistas culturais beneficiados pela Lei Aldir Blanc no município de Areia. Segundo o Titular da pasta da Cultura em Areia, Jorge Gomes (Jorge do Rancho), os recursos da Lei Aldir Blanc utilizados foram oriundos do ano de 2020 e estavam praticamente perdidos, por não terem sido utilizados pela gestão passada, ainda segundo o secretário, graças ao empenho da Prefeita dra. Silva e alguns parceiros, esses recursos foram recuperados e utilizados da forma que determina a lei, beneficiando a que de direito, que são os artistas areienses e que sofreram tanto no período de pandemia, impossibilitados de exercer a sua arte.

Nos dias 13, 14 e 15 os shows aconteceram em praça publica. A Secretaria de Turismo montou uma grande estrutura no centro da cidade, com palco, som, iluminação, tendas e praça de alimentação. Por determinação da Prefeita dra. Silvia a programação privilegiou os artistas de Areia (Chamados pratas da casa), que deram conta do recado e animaram as noites de sexta, sábado e a tarde do domingo.

Uma vasta programação esportiva também foi preparada pela Diretoria de Esportes do Município. No dia 14, no Ginásio de Esportes da UFPB/CCA Areia aconteceram jogos amistosos de Voleibol e Futsal infantil e adulto. No domingo dia 15, aconteceu a Corrida de rua – Areia 176 anos. A tradicional corrida aconteceu com aquele friozinho tradicional da cidade brejeira. A Prefeitura Municipal de Areia investiu em uma estrutura para que a corrida ficasse mais notada e charmosa, além de promover um melhor conforto aos participantes. A Prefeita dra. Silvia e Vice Dona Marília se fizeram presentes ao evento entregando a premiação aos vencedores e agradeceram a todos os munícipes e atletas de outras cidades do estado que prestigiaram a Corrida de Emancipação Política de Areia-176 anos.

Os eventos esportivos continuaram na manhã da quarta 18, com a realização do passeio ciclístico, com percurso pela zona rural do município. No período da tarde, a movimentação esportiva aconteceu no estádio municipal (O Silzão), com partidas amistosas envolvendo as equipes de servidores da Prefeitura de Areia, que realizaram a partida preliminar e na principal a seleção máster de Areia enfrentando a seleção máster de Pilões.

O dia 18 de maio, dia da Emancipação Politica de Areia começou com a tradicional alvorada da Banda de Musica Abdon Felinto Milanês, às 8 horas da manhã aconteceu o hasteamento dos pavilhões, que contou com a presença da Prefeita dra. Silvia, da Vice Dona Marilia, dos Vereadores, secretários, demais auxiliares da gestão municipal e da população. As 9:00 horas da manhã aconteceu a Missa em ação de graças pela passagem dos 176 anos de Areia. Logo após a Missa a Prefeita dra. Silvia e Vice Dona Marilia participaram na Câmara Municipal “Casa de Manoel da Silva” de uma Sessão Solene onde diversas personalidades foram agraciadas com titulo de cidadania areiense e com a comenda Horácio de Almeida. Na tarde do dia 18, para encerrar as comemorações em homenagem aos 176 anos de Areia, foi realizada uma Retreta com a Banda de Musica Abdon Felinto Milanês. No Casarão José Rufino aconteceu o lançamento do livro “Não queria bonecas; gostava de flores”, da Historiadora, Professora e Escritora Tays Melo.

A festa de Emancipação política-176 anos de Areia foi o primeiro grande evento realizado exclusivamente pela Prefeitura Municipal de Areia nesse período de retomada das atividades devido a pandemia da COVID-19. Toda gestão já se prepara para retorno de outro grande evento que é a Rota Cultural Caminhos do Frio, que tem sua abertura em Areia no próximo dia 4 de julho.

Diretoria de Imprensa