Dicas do Serviço de Inspeção Municipal de Areia para escolha do peixe fresco

Início Dicas do Serviço de Inspeção Municipal de Areia para escolha do peixe fresco

Secretaria de Agricultura e AbastecimentoSecretaria de Infraestrutura

Dicas do Serviço de Inspeção Municipal de Areia para escolha do peixe fresco

Com a chegada da Semana Santa, o consumo de peixe fresco aumenta e o Serviço de Inspeção Municipal de Areia, responsável pela inspeção dos produtos de origem animal, seguindo as recomendações do RIISPOA do Ministério da Agricultura traz algumas características que o consumidor areiense deve observar ao comprar peixe fresco: ✅ OLHOS: aspecto brilhante, pupilas […]

27/03/2024 10h26 Atualizado há 1 mês atrás

✅ OLHOS: aspecto brilhante, pupilas pretas, córneas transparentes e convexas.
✅ GUELRAS: rosas ou vermelhas, úmidas e brilhantes, sem muco.
✅ ESCAMAS: brilhantes, bem aderidas ao corpo.
✅ CARNE: firme com consistência elástica, ao apertar o peixe com o dedo, a carne deve voltar ao lugar, se ficar fundo pode ser um sinal que já tem estado de decomposição.
✅ ÂNUS: fechado e sem saída de fezes ou vísceras.
✅ ODOR: odor próprio do pescado, característico da espécie.

Sempre compre peixes observando essas características sensoriais, comprando em locais limpos, sem mau cheiro e que mantenham o pescado em temperatura próxima de 0 a 8⁰ C (temperatura de refrigeração) para peixes frescos e de – 18⁰ C para peixes congelados.

É fundamental que os locais de venda exponham à vista dos consumidores a rotulagem com origem do peixe, bem como a espécie indicada, data de validade e Selo de Inspeção em caso de peixes congelados.

Em caso de dúvida sobre a qualidade do pescado, não compre, não consuma e denuncie ao S.I.M. (Serviço de Inspeção Municipal) de Areia, através do telefone (83) 981716659. Todas as denúncias são mantidas em sigilo, preservando o anonimato do denunciante.

Ressaltamos ainda, que o Serviço de Inspeção Municipal, através do Médico Veterinário Municipal, vem realizando inspeções e fiscalizações sanitárias nos estabelecimentos (supermercados e frigoríficos) que comercializam pescado e no Mercado Público Municipal, visando resguardar a saúde pública dos consumidores areienses!!!

Secretaria de Agricultura em Ação e desejando tambéma todos uma ótima Semana Santa!!! Areia Vivendo Um Novo Tempo!!!

@prefeituradeareia
@secagriculturaareia
@procon.areia

#SemanaSanta #ServiçodeInspeçãoMunicipaldeAreia #ProdutosdeOrigemAnimal #Pescado #PeixeFresco #SaúdePreventiva #PrefeituradeAreia #SecretariadeAgriculturadeAreia #ProcondeAreia