Início Jornada Pedagógica discute Educação Infantil, Fundamental: Anos Iniciais; Fundamental: Anos Finais; EJA.

Na ultima segunda-feira 8, teve início a Jornada Pedagógica, com todos os professores da rede pública municipal, marcando o reinício do amo letivo 2021. A Jornada homenageia cinco educadores que o município perdeu, recentemente: Josélia Souza; Maria da Penha, Iordan Carneiro, Graça Silva e Avani Queiroz. A Secretária falou, emocionada, da importância e da dedicação […]

10/02/2021 11h54 Atualizado há 1 ano atrás

Na ultima segunda-feira 8, teve início a Jornada Pedagógica, com todos os professores da rede pública municipal, marcando o reinício do amo letivo 2021. A Jornada homenageia cinco educadores que o município perdeu, recentemente: Josélia Souza; Maria da Penha, Iordan Carneiro, Graça Silva e Avani Queiroz. A Secretária falou, emocionada, da importância e da dedicação destes para a educação areiense e falou que devemos nos lembrar de todos com gratidão.
Na terça-feira 9, aconteceu o segundo dia de Jornada Pedagógica, remotamente, com todos os professores, gestores e coordenadores da rede municipal de ensino. A partir de amanhã, as reuniões serão por fase: Educação Infantil, Fundamental: Anos Iniciais; Fundamental: Anos Finais; EJA.
Ainda na terça, a Jornada contou com a presença da professora da UFPB, do Centro de Educação, Dra. Maria Azeredo que, a convite do coordenador Rogério Silva,conversou com os professores sobre os desafios da educação nesse período de pandemia. Azeredo dentre outras atividades, atua na formação de professores, ensino e aprendizagem de Matemática, foi coordenadora do PNAIC e do SOMA, na Paraíba.
Em sua fala, para quase 200 pessoas, que contou com a presença da prefeita, Dra. Sílvia, ela falou sobre o ensino nesse momento de pandemia, numa abordagem pedagógica e sociológica, cujo tema foi: “O fazer docente em tempo de pandemia: entre o desafio e a possibilidade.” O que cabe aos professores? O que cabe aos alunos? – perguntas que nortearam boa parte da apresentação da professora.
Essas questões são essenciais para entendermos que aluno estamos recebendo e como devemos tratá-lo, enxergando-o em suas múltiplas vivências, como um sujeito sócio-historicamente situado. A professora  trouxe reflexões importantes e, até, reconfortantes nesse cenário de incertezas, mas de esperanças também. Apontou caminhos, sugeriu abordagens que servirão como um farol para o trabalho docente, numa visão humanista e responsável da educação.
A prefeita Dra. Silvia elogiou e agradeceu a brilhante apresentação da professora e fez um paralelo entre a profissão de médica pediatra de SUS e os professores da educação pública, cujos caminhos se cruzam diversas vezes, nas dificuldades e necessidades de centenas de crianças e adolescentes. Dra. Sílvia enfatizou, em sua fala, o aumento no número de matrículas, devido ao empenho e ações da Secretaria de Educação.
Durante o debate, a Secretária da Educação, Janaína Azevedo, chamou atenção para o fato de que a Escola é a presença do Estado nas comunidades, enfocando o sucesso da Jornada das Matrículas e do Programa Busca Ativa que têm descoberto e trazido de volta à escola, alunos que o tempo, a pandemia e o descaso foram esquecendo pelos caminhos. Por fim, a professora Maria Azeredo se dispôs a dar mais contribuições à Secretaria da Educação de Areia, para que não tenhamos “nenhum aluno a menos” e nenhum professor sozinho. Foi uma tarde de muito aprendizado, reflexão, que teve um retorno muito positivo por parte dos professores que participaram do encontro. É a Educação para Um Novo Tempo.