Início Lei Aldir Blanc contempla mais artistas em Areia;

Lei Aldir Blanc contempla mais artistas em Areia;

A Lei Aldir Blanc, é como ficou denominada a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 elaborada pelo Congresso Nacional  com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Covid-19, destinando para tal o valor de três […]

19/01/2022 12h46 Atualizado há 1 ano atrás

A Lei Aldir Blanc, é como ficou denominada a Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 elaborada pelo Congresso Nacional  com a finalidade de atender ao setor cultural do Brasil, maior afetado com as medidas restritivas de isolamento social impostas em razão da pandemia de Covid-19, destinando para tal o valor de três bilhões de reais.

A lei homenageia o músico Aldir Blanc, um dos primeiros artistas mortos em razão da pandemia.

O projeto de lei 1.075/2020 foi iniciativa da deputada Benedita da Silva, e na explicação de sua ementa (justificativa) dizia que: “Determina à União o repasse de três bilhões de reais aos Estados, ao DF e aos Municípios para aplicação em ações emergenciais de apoio ao setor cultural, inclusive custeio de renda emergencial mensal para os trabalhadores da cultura. Faculta às instituições financeiras federais a criação de linhas de crédito especiais e a concessão de condições especiais para renegociação de débitos. Prorroga os prazos para aplicação de recursos, realização de atividades culturais e prestação de contas de projetos culturais já aprovados pelo órgão responsável pela área de cultura. Incentiva a realização de atividades culturais que possam ser transmitidas pela internet”

Em Areia a lei Aldir Blanc fez novos contemplados,  beneficiando assim, artistas locais em suas respectivas modalidades artísticas.

O secretário Municipal de Cultura de Areia, Antônio Jorge demonstrou satisfação com a contemplação de mais artistas locais, já que ao todo, mais sete artistas foram beneficiados com os valores para subsídios de suas obras.

Vários segmentos artísticos foram alcançados, entre eles habilidades manuais Suely Maia, khallydi e Zé Pituca, como também no artesanato onde foram beneficiados as artesãs, Telma, Valquíria e Aline, já em artes visuais Luís Ricardo Sales, produtor cultural Ana Clara Maia e José Carlos , e como teatro solo Thiago de Assis

Jorge expressou seu contentamento e satisfação de poder ser uma ponte para efetivar as contemplações e assim garantir mais dignidade para os artistas locais.

A prefeita drª. Sílvia também disse se sentir muito gratificada em saber que num momento delicado como esse que atravessamos os artistas vão poder receber essa ajuda que vai ajudar significativamente e dar esperança a essa classe destemida e que não baixa a cabeça mesmo em momentos de crise.

Assessoria/PMA