Início Professores da Rede Municipal de Ensino de Areia iniciam atividades para o ano letivo 2021

Nesta terca-feira, dia 02 de fevereiro, oficialmente, começaram as atividades  para o início do ano letivo de 2021, com o encontro presencial de gestores e adjuntos das creches e escolas municipais. O evento aconteceu no Teatro Minerva, obedecendo a todos os protocolos sanitários exigidos, em decorrência da pandemia do COVID-19. A abertura ficou […]

02/02/2021 21h28 Atualizado há 1 ano atrás

O evento aconteceu no Teatro Minerva, obedecendo a todos os protocolos sanitários exigidos, em decorrência da pandemia do COVID-19. A abertura ficou a cargo da Secretária, Janaína Azevedo, que abriu o evento com algumas considerações gerais sobre o início do ano letivo, ainda remoto, mas informou que os professores deverão começar a ir um dia por semana, cumprir um turno em suas respectivas escolas.

“As escolas já permaneceram fechadas por tempo demais, é hora da retomada, ainda que tímida e sutil, do contato entre a escola, a comunidade e entre os próprios professores. Aqueles que apresentam comorbidade, claro, poderão acompanhar online esses encontros semanais”Disse a Secretária.

Janaina falou também sobre o papel do gestor e do adjunto, chamando a atenção para valores como empatia e autoresponsabilidade.

A professora Ana Cristina, por sua vez, ressaltou o papel humanizador da educação nesse novo tempo. Em seguida, os coordenadores Rogério, Josileide e Paula Cristina falaram sobre questões referentes ao calendário, carga horária, avaliação, Diretrizes, PPP e a nova disciplina para os anos finais do Fundamental, Projeto de Vida.

O encontro com os gestores escolares e adjuntos contou com a participação da Prefeita Dra Silvia e teve com ponto alto, o lançamento do programa Busca Ativa, que teve como coordenado o Professor Nerivan Pereira.

Busca Ativa é um programa da UNICEF em parceria com a UNDIME, CONGEMAS e CONACEMS que tem a intenção de evitar a evasão e exclusão escolar e conta com um plano de ação adequado à realidade do município que faz a adesão ao programa. Areia já fez a renovação da adesão, uma vez que o município estava inativo e não promoveu ações para recuperar os alunos entre 4 e 17 anos de idade. Em 2019, 695 alunos deixaram de estudar no município de Areia por motivos diversos e esses alunos  precisam ser recuperados.

A Prefeita Dra. Silvia fez um bom pronunciamento e encerrou o evento, com a entrega das camisetas do “Busca Ativa” a todos os gestores e adjuntos presentes, num momento de leveza, confiança e muita esperança.

Os professores receberão as camisetas e o convite para a Jornada Pedagógica Virtual, casa a casa. O encontro com os gestores se estenderá até quinta-feira, sempre começando às 13 horas, no Teatro Minerva.