Programa QUALIFICA JUVENTUDES é realizado na cidade de Areia!

Início Programa QUALIFICA JUVENTUDES é realizado na cidade de Areia!

Autor: José Eduardo

Programa QUALIFICA JUVENTUDES é realizado na cidade de Areia!

A Secretaria Executiva de Juventude do Estado da Paraíba em parceria com a Secretaria de Juventude da Prefeitura Municipal de Areia e o Instituto Federal da Paraíba – IFPB, deram início no ultimo final de semana à segunda etapa do Programa Qualifica Juventudes na cidade, com o curso de Turismo no meio rural e Oportunidade […]

10/03/2023 10h11 Atualizado há 1 ano atrás

A Secretaria Executiva de Juventude do Estado da Paraíba em parceria com a Secretaria de Juventude da Prefeitura Municipal de Areia e o Instituto Federal da Paraíba – IFPB, deram início no ultimo final de semana à segunda etapa do Programa Qualifica Juventudes na cidade, com o curso de Turismo no meio rural e Oportunidade de negócios.
O programa é financiado pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Microempresas (Sebrae). Cerca de 70 municípios de todas as regiões da Paraíba serão beneficiados pelo programa, os quais foram selecionados de acordo com os critérios elencados pela equipe técnica da Sejel, tais como: participação ativa no Fórum Estadual de Gestores Municipais de Juventude (Forjuve), participação nas ações e projetos da Secretaria, ter participado das audiências regionais do Agosto das Juventudes 2021, possuir indicadores de vulnerabilidade social, além de estar inserido no semiárido e apresentar indícios de trabalho análogo à escravidão.
O programa tem o objetivo de promover a qualificação profissional de 4 mil pessoas e estimular a inclusão produtiva dos jovens. Na ação serão injetados recursos na ordem de R$ 800 mil, provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).
O programa Qualifica Juventudes foi criado em parceria com os municípios integrantes do Forjuve e os cursos são realizados de acordo com as potencialidades de cada região, conforme escuta feita com jovens e gestores municipais nas audiências promovidas pela Sejel em 2021.
No mês de janeiro, em uma ação conjunta entre a Secretaria Executiva da Juventude e a Secretaria Executiva do Empreendedorismo, foi pactuado que os jovens estudantes do programa Qualifica Juventudes poderão, manifestando o interesse, ter acesso direto às linhas de crédito do programa Empreender Paraíba para as juventudes, que destinam de 1.500 a 15 mil reais.
Fonte: Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Governo da Paraíba
Areia Um Novo Tempo