Início SEDUC Areia encerra a semana de Planejamento Administrativo com Gestores e Adjuntos das escolas da rede municipal

A SEDUC Areia encerrou ontem dia 04 de fevereiro, o Planejamento Administrativo com  todos os gestores e adjuntos da rede municipal de ensino. Foram três dias de encontros, cuja abertura contou com a presença da Prefeita Dra. Silvia, que participou da distribuição das camisetas alusivas à campanha do Busca Ativa, da UNICEF. Nessa ocasião, a […]

05/02/2021 12h42 Atualizado há 2 anos atrás

A SEDUC Areia encerrou ontem dia 04 de fevereiro, o Planejamento Administrativo com  todos os gestores e adjuntos da rede municipal de ensino. Foram três dias de encontros, cuja abertura contou com a presença da Prefeita Dra. Silvia, que participou da distribuição das camisetas alusivas à campanha do Busca Ativa, da UNICEF. Nessa ocasião, a prefeita garantiu transporte para todos os alunos, nos três turnos de ensino.
Durante os três dias, foram apresentadas as Diretrizes operacionais para o ano letivo 2021; as matrizes do EJA e da nova disciplina Projeto de Vida; Os gestores receberam ainda orientação acerca do Regimento Escolar e PPP. A Caravana das Matrículas foi assunto recorrente e muito comemorado, pelo sucesso alcançado. No momento, os números chegam a mais de 2.700 alunos matriculados.
O analista estatístico André Silva apresentou o sistema criado para a Educação, Análise de Dados Educacionais, para acompanhamento em tempo real de entrega, acompanhamento e devolutiva das apostilas, matrículas, questionários de escuta para os agentes da comunidade escolar e outras ferramentas para facilitar o planejamento para melhoria do ensino municipal. É a tecnologia a serviço da boa prática educacional.
A Educação do Campo teve seu momento especialíssimo, com a apresentação da Mestre e pesquisadora da educação campesina, Cristina Pereira, que ressaltou a importância do conhecimento do território para a educação do campo, os eixos que devem ser trabalhados, as diretrizes e documentos que embasam a educação. Destacou a luta da Escola Maria Emília Maracajá, chamando a atenção para o problema que é o fechamento das pequenas escolas do campo. Falou-se ainda da questão dos horários para esse segmento e necessidade de café da manhã, para os alunos que se levantam às quatro horas da manhã, para chegarem às sete, na escola.
No encerramento a secretária da Educação leu o convite da jornada pedagógica, que se iniciará na segunda-feira e abriu o debate para opiniões e sugestões dos presentes, que foi bastante participativa e acalorada.