SEINFRA esclarece duvidas sobre a coleta de lixo em Areia

Nesses quase dois meses de um nova gestão, na prestação de serviços foram  identificados alguns pontos críticos e a coleta de lixo sem dúvidas é um dos maiores. A cidade foi encontrada com um acúmulo de lixo enorme nos primeiros dias de 2021. Conseguimos amenizar, mas ainda temos muitos pontos em aberto.
Areia hoje tem dois carros responsáveis pela coleta: o caminhão compactador próprio e um caminhão caçamba locado a terceiro. Não deve ser do conhecimento de todos, mas o caminhão compactador, esse que foi comprado na gestão anterior, existem ruas que ele não pode ir, pois em uma subida por exemplo, o caminhão estando pesado, o que sempre ocorre, a frente do caminhão empina e pode causar um acidente de proporções enormes, por isso o compactador não vai em todas ruas, foi um simples detalhe que se tivesse sido observado no ato da compra, não teríamos esse problema. E se não bastasse isso, ainda tem ruas que as pessoas teimam em estacionar carros dos dois lados o que impede o acesso do caminhão. Lembrem-se, as ruas da cidade são estreitas, já é difícil trafegar por elas em situação normal. Enfim, tirando esses “detalhes”, não temos maiores problemas com a coleta do caminhão compactador.
O principal problema hoje é a caçamba locada. Essa quebra constantemente e mesmo que em contrato o locatário seja obrigado a fornecer outra, a segunda opção também apresenta problemas, atrasando toda a coleta feita por esse carro: os Distritos, algumas ruas da cidade e alguns bairros.
Em conversa com a prefeita e o secretário de transporte encontramos uma solução para esse problema. Tudo dando certo, o processo burocrático se resolvendo, dentro de alguns dias já teremos um outro veículo fazendo essa coleta e tentaremos resolver esse problema que tanto transtorno causa para a população.
Pontos críticos como sítio Macacos, Mutirão, os Distritos, rua do Bode, Jussara, e tantos outros, receberão áreas de coleta desse lixo mais organizadas, evitando o acesso de animais e o descarte em qualquer local do lixo.
A SEINFRA pede desculpas pela demora, mas como foi mencionado, não completamos ainda 2 meses de gestão, ainda estamos presos em processos burocráticos, mas muito em breve tudo começará a se resolver.
Quanto aos dias e horários de coleta, pergunta recorrente, os dias e horários não mudaram em relação ao ano passado. Estamos esperando esse novo veículo para organizarmos a rota e estimar um horário correto para todos. E em um trabalho conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, também iremos promover ações relacionadas a coleta seletiva de lixo. Nos próximos dias a SEMMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá lançar esse programa.
Só mais uma informação, por mais que a equipe da SEINFRA, esteja em movimento o tempo todo, não conseguimos ter acesso a todos os problemas, então eu peço, usem esse canal para fazer sua solicitação, sua denúncia. De imediato uma equipe vai ao local identificar o problema e buscar meios pra resolver dentro de um prazo real, pois as solicitações são várias, seguimos a sequência de agendamentos, pode demorar, mas sempre atendemos as solicitações.
COMPARTILHAR