SEINFRA esclarece duvidas sobre a coleta de lixo em Areia

Início SEINFRA esclarece duvidas sobre a coleta de lixo em Areia

Secretaria de InfraestruturaSecretaria de Meio Ambiente

SEINFRA esclarece duvidas sobre a coleta de lixo em Areia

Nesses quase dois meses de um nova gestão, na prestação de serviços foram  identificados alguns pontos críticos e a coleta de lixo sem dúvidas é um dos maiores. A cidade foi encontrada com um acúmulo de lixo enorme nos primeiros dias de 2021. Conseguimos amenizar, mas ainda temos muitos pontos em aberto. Areia hoje tem […]

23/02/2021 11h47 Atualizado há 1 ano atrás

Areia hoje tem dois carros responsáveis pela coleta: o caminhão compactador próprio e um caminhão caçamba locado a terceiro. Não deve ser do conhecimento de todos, mas o caminhão compactador, esse que foi comprado na gestão anterior, existem ruas que ele não pode ir, pois em uma subida por exemplo, o caminhão estando pesado, o que sempre ocorre, a frente do caminhão empina e pode causar um acidente de proporções enormes, por isso o compactador não vai em todas ruas, foi um simples detalhe que se tivesse sido observado no ato da compra, não teríamos esse problema. E se não bastasse isso, ainda tem ruas que as pessoas teimam em estacionar carros dos dois lados o que impede o acesso do caminhão. Lembrem-se, as ruas da cidade são estreitas, já é difícil trafegar por elas em situação normal. Enfim, tirando esses “detalhes”, não temos maiores problemas com a coleta do caminhão compactador.
O principal problema hoje é a caçamba locada. Essa quebra constantemente e mesmo que em contrato o locatário seja obrigado a fornecer outra, a segunda opção também apresenta problemas, atrasando toda a coleta feita por esse carro: os Distritos, algumas ruas da cidade e alguns bairros.
Em conversa com a prefeita e o secretário de transporte encontramos uma solução para esse problema. Tudo dando certo, o processo burocrático se resolvendo, dentro de alguns dias já teremos um outro veículo fazendo essa coleta e tentaremos resolver esse problema que tanto transtorno causa para a população.
Pontos críticos como sítio Macacos, Mutirão, os Distritos, rua do Bode, Jussara, e tantos outros, receberão áreas de coleta desse lixo mais organizadas, evitando o acesso de animais e o descarte em qualquer local do lixo.
A SEINFRA pede desculpas pela demora, mas como foi mencionado, não completamos ainda 2 meses de gestão, ainda estamos presos em processos burocráticos, mas muito em breve tudo começará a se resolver.
Quanto aos dias e horários de coleta, pergunta recorrente, os dias e horários não mudaram em relação ao ano passado. Estamos esperando esse novo veículo para organizarmos a rota e estimar um horário correto para todos. E em um trabalho conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, também iremos promover ações relacionadas a coleta seletiva de lixo. Nos próximos dias a SEMMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá lançar esse programa.
Só mais uma informação, por mais que a equipe da SEINFRA, esteja em movimento o tempo todo, não conseguimos ter acesso a todos os problemas, então eu peço, usem esse canal para fazer sua solicitação, sua denúncia. De imediato uma equipe vai ao local identificar o problema e buscar meios pra resolver dentro de um prazo real, pois as solicitações são várias, seguimos a sequência de agendamentos, pode demorar, mas sempre atendemos as solicitações.